Tiramisu de amazake
Esta receita é daquelas que dão pouco trabalho a preparar e que devem tardar a degustar! 😉
É bastante equilibrada já que o amazake é um produto que resulta da fermentação de cereais, tradicionalmente o arroz, e que é muito, mas muito doce. Considero que é um dos melhores adoçantes que podemos consumir, sendo recomendado inclusivamente para algumas papas de crianças. No entanto, por ser muito caro uso-o apenas muito de vez em quando. Para além disso, sendo um adoçante, deve ser consumido apenas ocasionalmente e não numa base diária.
Hoje em dia, este produto pode ser encontrado em muitas lojas de produtos naturais e para além de arroz encontramos ainda versões de aveia ou millet.
No inverno, adoro aquecer água e dissolver-lhe uma colher de sopa deste adoçante…fica um caldinho cremoso que conforta o corpo e a alma! Experimentem! 😉
Mas vamos ao que interessa…a receita desta espécie de tiramisu!
Tempo Preparação | 20 min |
Tempo passivo | 8 h |
Doses |
doses
|
- 1 frasco amazake de millet 375g
- 10 a 15 biscoitos amêndoa utilizei os da ProVida
- 1 e 1/2 chávena café de cereais
- 5 colher sopa mirin
- 20 gramas chocolate 100%
- grãos de cacau e cacau em pó para decorar
Ingredientes
|
|
- Num pirex redondo, ou em taças individuais, cubra o fundo com um pouco de amazake.
- À parte, misture o mirin com o café de cereais ainda quente e molhe os biscoitos nessa calda. Deixe-os de molho até que absorvam bastante líquido (cerca de 30 segundos).
- Disponha os biscoitos embebidos em café nas taças e cubra-os com as raspas de chocolate negro. Neste passo, pode ainda optar por adicionar um fio de geleia de arroz e um pouco mais de mirin.
- Cubra com o restante amazake e leve ao frio durante algumas horas.
- Antes de servir, polvilhe com cacacu crú em pó e adorne com grãos de cacau.
Normalmente, gosto de deixar esta sobremesa cerca de 6 a 8 horas no frio, para garantir que todo o biscoito fique bem molinho.
A mim, sabe-me sempre melhor durante o outono e inverno. 🙂