Salada de quinoa, nabo e poejo
Decidi colocar esta receita como um snack já que é super fresca para a Primavera e porque acredito que devemos quebrar o paradigma de que ao lanche se come ou uma peça de fruta ou uma sandes…Porque não uma salada? Fica a dica…caso não queiram arriscar, posso garantir que fica também uma delícia como guarnição! 🙂
Para quem não sabe, a quinoa é um cereal muito nutritivo, com um excelente aporte de proteína. Para além de rica em propriedades é rápida de preparar tornando-se uma ótima opção para aqueles dias em que tens menos tempo para preparar uma refeição! 😉
Já o nabo é ótimo para depurar, então venha de lá ele na Primavera, estação em que faz mais sentido perdermos algum do excesso obtido nos meses mais frios.
Tempo Preparação | 30 minutos |
Tempo Cozedura | 20 minutos |
Doses |
doses
|
- 1/2 chávena quinoa branca
- 1 chávena água
- 1/2 chávena cajús crus
- 1 nabo
- 1 punhado alhinho fresco podes substituir por 1 dente de alho (sem o seu interior)
- 1 punhado poejo fresco
- 3 colher sopa azeite extra virgem
- pitada sal marinho
- shoyu a gosto
Ingredientes
|
|
- Põe o nabo a assar em forno aquecido a 180ºC. Ao fim de 30 minutos retira-o do forno.
- Lava a quinoa, esfregando-a vigorosamente entre as mãos, até que comece a soltar uma espuma e a água fique acastanhada. Deita a água da lavagem fora e coloca ao lume no dobro da sua água. Quando começar a ferver, coloca o lume no mínimo, adiciona sal, e deixa cozer por 20 minutos.
- Numa frigideira, coloca os caju e, mexendo constantemente, tosta-os em lume médio durante uns 3 minutos, até que os mesmos fiquem ligeiramente mais escuros.
- Uma vez tostados, parte os caju em troços mais pequenos e reserva.
- Pica o alhinho e as folhas de poejo e, numa taça, mistura-os com o azeite.
- Quando o nabo estiver pronto, retira-lhe a sua pele e parte-o em cubinhos de 1cm. Finalmente adiciona-o ao azeite com as ervas.
- Agrega-lhe depois a quinoa cozida e os cajus tostados. Envolve bem e acrescenta 1 a 2 colheres de sopa de shoyu.
- Assim que tenhas chegado aqui, podes sentar, relaxar e mastigar muito bem esta salada! 😉 Bon Apetit! 🙂
Caso não consumam esta salada logo que a preparam, tenham atenção à forma como a guardam já que o nabo azeda facilmente. Aconselho a fazer a salada e, assim que arrefecer, guardar no frigorífico.