Guisado de lentilhas com trigo sarraceno
A lentilha é talvez a leguminosa que mais utilizo nos meus cozinhados. E a primavera, é a época do ano em que mais a devemos consumir. Ao contrário dos feijões ou do grão, podem ser utilizadas com pouco tempo de demolha e, em dias de muita pressa, utilizo-as mesmo sem demolhar.
Se repararem, quase sempre misturo uma leguminosa com um cereal, já que esta combinação torna as refeições mais nutritivas e equilibradas. Mas para este prato, decidi misturar 2 cereais, o trigo sarraceno com quinoa. Quem costuma utilizar trigo sarraceno, sabe que o seu sabor é um pouco forte, por isso, para o aligeirar, misturei com quinoa, que tem um sabor mais suave. Os que provaram, aprovaram a combinação! 🙂
Numa perspectiva macrobiótica, podemos dizer que este prato vai ser bom para nutrir os nossos rins e bexiga, já que o trigo sarraceno é, por excelência o cereal destes órgãos. O nabo, a couve flor e a cebola vão ser benéficos ao estômago, baço e pâncreas. Já as lentilhas, sendo a leguminosa da primavera, são excelentes para o fígado e vesícula biliar.
Tempo Preparação | 1 h |
Tempo Cozedura | 35 min |
Tempo passivo | 2 h |
Doses |
doses
|
- 1 taça lentilhas castanha previamente demolhadas umas 2h
- 2 taças água
- 1 cebola média cortada em brunoise fina (quadradinhos o mais pequenos que conseguir)
- 1 dente alho picado muito fino
- 2 colher sopa óleo sésamo poderá utilizar azeite extra virgem, óleo de grainha de uva, ou de linhaça
- 2 batata doce médias
- 1 nabo
- 1 taça raminhos de couve flor
- 2 folhas louro
- 3 grãos pimenta negra
- 4 sementes coentro
- 1 pitada noz moscada
- 1 colher sopa curcuma em pó
- 1 colher sopa sal marinho
- 3/4 taça trigo sarraceno
- 1/4 taça quinoa
- 2 taças água
- 2 colher sopa azeite extra virgem
- 1 dente alho
- 2 folhas hortelã
- 1 rama salsa
- 1 colher sobremesa sal marinho
Ingredientes
Guisado lentilhas
Trigo sarraceno com quinoa
|
|
- Junte a cebola e o alho num tacho grande. Leve a lume médio durante uns minutos, até que comecem a libertar o seu sumo.
- Adicione o sal e o óleo de sésamo, juntamente com as folhas de louro e os restantes temperos e deixe refogar por mais alguns minutos.
- À parte, retire as lentilhas de demolha e deite essa água fora. Incorpore as lentilhas no preparado e deixe refogar 2 minutos.
- Adicione depois 2 taças de água a ferver e mexa. Tape o tacho e deixe cozinhar.
- Descasque as batatas doce e corte-as em cubos de uns 2 cm. Incorpore-as nas lentilhas e volte a tapar o tacho.
- De seguida, repita o procedimento com o nabo. Antes de adicionar o nabo, certifique-se de que a batata doce começa a ficar tenra. Deixe cozinhar uns 10 min.
- Adicione a couve flor e passados 5 a 7 minutos, o seu guisado estará pronto.
- Antes de apagar o lume, prove e caso precise de um sabor extra, pode temperar com um pouco de shoyu e umas gotas de vinagre de ameixa (estes dois ingredientes dão sempre um toque especial a qualquer cozinhado)!
- Retire as folhas de louro e estará pronto a servir. Se quiser, pode enriquece-lo com um pouco de salsa ou coentros picados no momento.
- Num tacho, coloque a água a ferver.
- Coloque o trigo sarraceno numa frigideira e deixe-o tostar por uns minutos em lume médio, mexendo sempre, até que o cereal comece a libertar aroma e a sua cor se torne um pouco mais escura.
- Quando a água estiver a ferver, junte-lhe a quinoa e o trigo sarraceno tostado,com o sal marinho. Deixe cozinhar em lume médio durante 15 minutos ou até que os cereais absorvam toda a água. Findo este tempo, apague o lume.
- Pique a salsa e a hortelã bem finos e disponha-as numa frigideira com o azeite e o alho. Leve ao lume e deixe alourar uns 3 minutos. Adicione-lhe os cereais cozinhados envolvendo bem e apague o fogo, passados poucos segundos.
- ...Et Voilá! 😉
Caso seja mais prático, poderá deixar as lentilhas a demolhar durante a noite, sem qualquer problema, tenha apenas em consideração que o seu tempo de cozedura diminuirá.
Pode substituir os legumes que proponho, por outros que sejam da sua preferência! Vale tudo, desde que respeite os tempos de cozedura de cada alimento! 🙂 Boa sorte e bom apetite.