Gomásio
Gomásio é algo que nunca falta na minha cozinha! Para temperar saladas, para colocar por cima dos cereaias integrais ou mesmo em algumas sobremesas…poderia utilizá-lo em tudo o que cozinho. Não é mais que sementes de sésamo tostadas com sal marinho também tostado. Quando usado como remédio caseiro, este condimento terá proporções distintas das apresentadas na receita e deverá ser tomado uma a duas vezes ao dia, apenas uma colher de chá. Neste caso, as proporções serão de 1 colher de sal, para 8 a 10 de sementes. Os seus principais efeitos no nosso organismo são os de alcalinizar o nosso sangue e fortalecer o sistema nervoso e digestivo, sendo por isso recomendado em quase todos os casos de convalescença. De acordo com a teoria Yin Yang, este condimento seria do tipo Yang, servindo como remédio para neutralizar condições mais Yin (como sejam o excesso de açúcar ou álcool, as cistites, as cólites…).
Ingredientes
- 1 colher sopa sal marinho
- 16 colher sopa sementes sésamo previamente lavadas
Ingredientes
- 1 colher sopa sal marinho
- 16 colher sopa sementes sésamo previamente lavadas
|
|
Instruções de preparação
Numa frigideira, deite o sal marinho e deixe tostar em lume médio até que a sua cor se torne mais acinzentada e fique mais duro. Retire do lume e reserve num almofariz ou suribashi.
Deite depois as sementes de sésamo na frigideira e toste-as até que as mesmas comecem a libertar um aroma e a saltar da frigideira. Tenha atenção para que não fiquem demasiado escuras e o seu sabor alterado.
Junte as sementes tostadas ao sal e moa, girando até que uma boa parte das sementes estejam desfeitas.
Reserve em frasco de vidro e utilize para condimentar os seus pratos. Vai ver que será um sucesso! 😉
Recipe Notes
Em caso de utilizar o gomásio como remédio caseiro, pode tomá-lo com água morna ou chá bancha.