Bolo fofo de alfarroba sem glúten
Esta semana a minha sogrinha trouxe-nos um presente! Uma dúzia de ovos de umas galinhas que andam todo o dia à solta, são alimentadas sem transgénicos, e são tratadas como umas princesas lá na sua quinta.
É verdade que prefiro não abusar deste alimento, mas quando recebo uns ovinhos frescos de galinhas saudáveis e felizes (como suponho que estas sejam), então, aproveito e faço algumas receitas com eles. …e foi o que aconteceu com este bolo de alfarroba…acho que até as galinhas iam gostar de o provar! 🙂
Neste bolo, o rei dos ingredientes é a alfarroba que adoro utilizar como substituto do cacau. Enquanto o cacau é um produto tropical com um efeito bastante acidificante no nosso corpo, a alfarroba cresce em Portugal e parece-me portanto mais adequada a quem por cá vive. O sabor não é bem o mesmo, mas a criançada toda prova este bolo e vem sempre pedir segunda dose do “bolo de chocolate”…
Ora experimentem e depois digam lá se não é uma delícia! 🙂
Tempo Preparação | 15 min |
Tempo Cozedura | 25 min |
Doses |
doses
|
- 290 g farinha sem glúten utilizei a da naturefoods, farinha de arroz e de araruta
- 100 g farinha de alfarroba
- 10 g fermento em pó
- 1 colher sopa sal marinho
- 550 g geleia de arroz
- 180 ml bebida de avelã Podes usar a da tua preferência
- 155 g óleo de coco
- 10 g estrato de baunilha
- 2 ovos
Ingredientes
|
|
- Numa misturadora, junta todos os ingredientes sólidos.
- Noutro recipiente, junta todos os ingredientes líquidos até homogéneo.
- Mistura os líquidos com os sólidos e quando esteja totalmente unido, deita a massa numa forma untada com um pouco de óleo ou forrada a papel vegetal.
- Leva ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixa cozer durante 25minutos.
- Se gostas dos bolos bastante húmidos, então retira o bolo do forno assim que termine o tempo de cozedura. Se preferes o bolo mais cozido, apaga o forno e mantém o bolo no seu interior até arrefecer.
- Assim que esteja frio, podes servir. Para os mais gulosos, aconselho a servir com uma bola de gelado de banana e manteiga de amendoim, fica divinal! 😉
No dia-a-dia prefiro não usar ovos já que estes têm uma energia muito densa, ou extremamente Yang, promovendo a acumulação de tensão no nosso organismo. Assim, mesmo para bolos, na maioria das vezes uso sementes de linhaça moídas em vez de ovos. Para este efeito, normalmente substituo 1 ovo por 2 colheres sopa de linhaça moída diluídas em 10 colheres de sopa de água bem quente.
Se não são muito gulosos e gostam de fazer bolos com alguma frequência, então, aconselho a colocarem menos geleia de arroz (aproximadamente 480g). Mas como faço poucas sobremesas, prefiro colocar uma quantidade generosa de doce, para matar o desejo de todos cá de casa.