Migas de feijão frade, couve e broa em cama de puré de batata doce
Hoje apresento uma receita muito utilizada no Norte de Portugal, que transformei um pouco para a tornar menos pesada. As migas de feijão frade com couve e broa, são tradicionalmente feitas com a broa frita, mas eu gosto de as preparar com a broa no forno (deixando-a igualmente crocante, mas menos gordurosa e logo mais saudável). O feijão frade é uma leguminosa que cresce facilmente em Portugal e que tem propriedades semelhantes às do feijão azuki, sendo portanto um excelente alimento para tonificar os nossos rins e a energia água do nosso corpo. Para além disso, engloba também as couves, que eram muito consumidas antigamente e que hoje a maioria das pessoas consome em menor quantidade. Por essa razão, decidi partilhar convosco esta receita que combina uma leguminosa, os vegetais de folha verde escura (ricos em ferro, cálcio e vitaminas) e ainda o cereal (neste caso o milho, ou o trigo – caso utilizem um outro pão).
Doses Tempo Preparação
8doses 1h
Tempo Cozedura Tempo passivo
20min 8h
Doses Tempo Preparação
8doses 1h
Tempo Cozedura Tempo passivo
20min 8h
Ingredientes
Migas de Feijão Frade com Broa e Couve
  • 300g broa de milhopodes também utilizar pão alentejano, ou outro saloio
  • 300g feijão frade seco
  • 150g folhas de couve escurautilizei folhas de bróculos
  • 6 dentes de alho
  • 1tira alga kombuou folhas louro
  • 2csopa oregãos
  • 1csopa tomilho fresco
  • 6 csopa azeite extra virgem
  • 1csopa sal marinho
  • 1ramo coentros frescos
Puré de Batata Doce
  • 1kg batata doce
  • 3csopa azeite extra virgem
  • 1/2csopa sal marinho
Instruções de preparação
Migas de Feijão Frade com Broa e Couve
  1. Demolha o feijão frade durante 8h.
  2. Deita a água de demolhar fora e lava a leguminosa em água abundante.
  3. Coloca o feijão numa panela de pressão, juntamente com a alga kombu e junta-lhe água 2 dedos acima da leguminosa. Fecha a panela e coloca ao lume, deixando a cozinhar durante 5 a 7 minutos após levantar pressão.
  4. Passado esse tempo, coloca a panela debaixo de água fria para que perca a pressão, abre-a e retira o feijão da água da sua cozedura.
  5. Esmigalha a broa, ou tritura-a com a ajuda de um processador, juntamente com 2 dentes de alho.
  6. Dispõe a broa e o alho esmigalhados num tabuleiro de forno e polvilha com os oregãos e o tomilho, um pouco de sal e rega com fio de azeite. Leva ao forno, durante uns 5 minutos, ou até que a broa esteja dourada.
  7. Retira a broa do forno e deixa-a repousar para que fique crocante.
  8. À parte, lava as couves e retira os talos mais duros. Junta-as bem e forma com elas um rolo. Depois, com uma faca bem afiada, corta-as em juliana (às tirinhas) bem fina.
  9. Numa frigideira, coloca os restantes 4 dentes de alho picados com azeite e aloura-os, adicionando depois as couves em juliana e o sal. Deixa cozinhar em lume médio, durante uns 5 a 7 minutos (dependendo do tipo de couve que utilizem este processo pode ser mais ou menos demorado, o importante é que a couve fique tenra e mantenha a sua coloração viva) mexendo constantemente.
  10. Quando as couves já estiverem tenras, passa-as para uma panela, onde possas depois adicionar o feijão e por fim a broa. Envolve tudo e caso esteja demasiado seco, rega com azeite, até obter um preparado suave.
  11. Serve as migas com coentros frescos picados na hora.
Puré de Batata Doce
  1. Numa panela coloca água a ferver para cozer as batatas.
  2. Lava as batatas até que estejam sem terra e descasca-as. Parte-as em troços de tamanho semelhante e coloca na panela com a água já a ferver,adicionando uma pitada de sal.
  3. Quando estejam tenras (em sensivelmente 8 a 10 minutos), escorre a água, adiciona um pouco de azeite e reduz a puré, com a ajuda de um processador.
Recipe Notes

Apesar de considerar um prato bastante equilibrado, notem que o cereal integral não está presente, dado que no pão se utilizam farinhas. Assim sendo, preparo estas migas apenas esporadicamente, dando preferência a receitas onde o cereal seja utilizado na sua forma inteira.

Aconselho a acompanharem esta receita com algum vegetal crú, como a alface, agriões, rúcula, ou algum outro vegetal fermentado.